Ao longo de sua existência, o Haras da Marcha obteve animais de Marcha Picada muito ativos, de temperamento dócil e de grande inteligência, destacando-se por sua beleza e estrutura além da sua principal característica que é a Marcha tríplice apoiada.

O Haras da Marcha produziu campeões nacionais de Marcha Picada e de Provas Funcionais, além de excelentes reprodutores. Nossa base genética está na linhagem de éguas como Angaí e Herdade, como Herdade Cristal, Angaí Lider, Charlatão JG, Gaiteiro do Porto Azul, Herdade Caxias, Narciso Marca F. e Passatempo

Nossos Campeões: NHS Musa, NHS Mestra, Quota da Marcha, Refém da Marcha, Soneto da Marcha, Tibério da Marcha, Valentina da Marcha, Vigilante da Marcha, Zé Pereira da Marcha, Zona da Marcha.

Nossos Reprodutores: Haicai da Marcha, Jagunço da Marcha, NHS Noturno, Rigoleto da Marcha.

Desde 2016, estamos utilizando em nossa criação nosso Garanhão El Cid do Porto Azul, um filho consagrado do Haity Caxambuense e pai de inúmeros campeões estaduais e nacionais de Marcha Picada. É um animal de excepcional qualidade de marcha, morfologia e temperamento, características estas também encontradas em seus filhos. A base genética das matrizes do Haras da Marcha associada às incríveis características do El Cid do Porto Azul, já comprovam em nossos Potros desta nova Geração incríveis potenciais para os próximos anos.

Nossa filosofia em criar os melhores animais da Raça está relacionada principalmente à morfologia e melhoria genética, como já mencionado – (Haras significa local onde se cria e se aprimora a genética da raça a qual se destina a criação), e também está associada ao Horsemanship, ou seja, desde o nascimento, nossos animais são expostos a leves treinamentos de forma muito natural, que o ensinará a estabelecer uma relação de confiança com o homem e também o preparará para situações, já com mais idade, para que minimize seus instintos de defesa. Isto é dizer, estarão preparados para que um cavaleiro retire uma capa de chuva sem precisar desmontar, aprenderão a se manter calmos e quietos ao serem montados, a embarcar em veículos de transporte com tranquilidade e em segurança, entre uma inúmera série de situações que representarão segurança e confiança tanto para o animal quanto o proprietário. Em seguida e concluindo a etapa de desenvolvimento, obviamente, o complemento de seu treinamento é focado exclusivamente na Marcha, que é a função principal dos animais Da Marcha.