Quando montar bem não é só o que basta

Artigo

Mas, do que adianta montar bem e não treinar corretamente, como ainda vemos?

Nesta semana estávamos conversando sobre alguns cavaleiros de diversas modalidades. Falávamos sobre as qualidades de cada um no Salto, CCE, Rédeas, Tambor e muitas outras. A proposta da conversa era a de falarmos uma modalidade e um grupo de alunos dizer o primeiro profissional que lhes vinha à cabeça. Depois de citados os nomes, discutimos por que estes vieram à cabeça de cada um. As respostas foram interessantes. Ao contrário do que pensava os títulos e campeonatos conquistados não foram os fatores que mais contaram. O conhecimento sobre a modalidade, a forma como treinam os cavalos, o manejo e as condições das cocheiras dos cavalos foram os principais fatores que fizeram as pessoas lembrarem dos profissionais que cada um lembrou.

Com isto, discutíamos também que montar bem obviamente faz a diferença e é importante para bons resultados. Mas, do que adianta montar bem e não treinar corretamente, como ainda vemos? Do que adianta montar bem e não oferecer condições saudáveis de vida aos cavalos? Quantas cocheiras ainda são imundas, cheiram mal, não oferecem conforto aos cavalos? Quantos treinadores consideram isto? Quantos treinadores param para estudar, ler, trocar informações e principalmente buscar novos conhecimentos? Quantos acham que precisam disto? Será que somente montar bem garante títulos ou há de se montar bem, e conhecer mais sobre o mundo que cerca a vida de um centro de treinamento? Vejo por aí excelentes treinadores, mas confesso que são pouquíssimos os que realmente entendem de cavalos, de morfologia, etologia, equipamentos e de como se treina um cavalo.

Vejo excelentes cavaleiros que mais parecem montadores de cavalos como na indústria temos montadores, empacotadores, etc, do que conhecedores de cavalos. O grande motivo de termos isto é que os cavalos aceitam tudo. Ainda vemos treinadores que não soltam seus cavalos nunca, enquanto que em todo o mundo o que mais se prova é que há de se ter um equilíbrio entre as coisas. Ainda vemos cavaleiros que não entendem como um cavalo opera os movimentos, pensa para fazer as coisas, reage sobre o que pedimos. Tudo isto parece uma grande bobagem se pensarmos ainda que a rotina coloca os treinadores em uma intensa vida de montar e desmontar, treinar e descansar, mas ler, estudar, conhecer mais é fundamental. Vejo que os treinadores em geral não lêem um livro sobre cavalos, um artigo de internet. Recebem as revistas das modalidades e simplesmente procurar fotos e matérias que somente dão resultados das ultimas provas.

É hora de melhorarmos nosso conhecimento geral sobre cavalos. Veja que os treinadores lembrados pelas pessoas que citei foram lembrados não somente pelos títulos, mas sim pela condição que dão aos cavalos que treinam e hospedam em suas casas. A diferença entre alguns e muitos está realmente no conhecimento e na vontade de se estudar cada vez mais sobre os temas que envolvem nossas profissões.

Esse registro foi postado em UC e marcado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *